top of page

Café Aranãs distribui sementes que ajudam no combate à dengue

Uma planta chamada crotalária é a responsável por atrair libélulas e é mais um modo alternativo de combater o mosquito transmissor da dengue.

Flor da Crotalária
Flor da Crotalária

A crotalária (Crotalaria juncea L.) é uma planta leguminosa comum no Nordeste brasileiro e que, segundo especialistas, possui substâncias naturais em suas flores que atraem a libélula, um dos predadores naturais do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Ela é uma planta que serve como repelente contra dengue, ajuda em sua prevenção, mas não é a solução do problema.


O que acontece é que a libélula não costuma ter hábitos urbanos, existindo em maior quantidade em ambientes silvestres, e o mosquito Aedes aegypti não faz parte do grupo de insetos como refeição preferida. A libélula só põe seus ovos em grandes depósitos de água parada e limpa, enquanto o mosquito depende apenas de uma gotinha de água para procriar - por isso, nem sempre as larvas de libélula encontrarão larvas do mosquito Aedes na hora da "refeição".


É preciso lembrar que o cultivo da crotalária, e até mesmo da citronela (que é amplamente usada como repelente de mosquitos e pernilongos), continuam sendo métodos alternativos no combate à dengue. A melhor precaução, até que tenhamos uma vacina, ainda é a conscientização das pessoas.


Depósitos e reservatórios com água devem estar sempre bem cobertos, seja dentro ou fora das casas; é de responsabilidade do governo a limpeza de terrenos baldios (que os cidadãos não devem sujar nem usar como lixão clandestino); o lixo deve ser colocado em tambores fechados; é importante a limpeza frequente das calhas do telhado.


A Crotalaria juncea é também usada como cobertura (adubação verde), ajudando a reduzir nematoides (pragas) presentes na área aplicada. Após a maturação, floresce em uma média de 100 dias, passando a atrair as libélulas (que são um controle biológico contra dengue).


O Café Aranãs, com a intenção de participar do combate ao Aedes aegypti , está distribuindo gratuitamente sementes de crotalária para a comunidade.


Sementes da crotalária
Sementes da crotalária

Você pode solicitar em nosso escritório na Rua Eunésio Dias Magalhães, 427, Planalto, Capelinha, Minas Gerais, ou entrando em contato pelo site. Não enviamos as sementes pelo correio, a quantidade é limitada e estamos distribuindo apenas para as pessoas que podem retirá-las em nossa sede.



Fonte: Ecycle

111 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page